top of page
LACAN.jpeg

MPL – Movimento Psicanalítico Lacaniano: Transformação Pessoal e Coletiva

 

O Movimento Psicanalítico Lacaniano (MPL) surge com o compromisso de democratizar o acesso ao saber psicanalítico e fomentar o desenvolvimento de produções teóricas diante dos desafios das questões que abrangem a clínica contemporânea (os novos sintomas; as [fôrmas-ações] sexuais; a [id]entidade; o mal-dito; o des[p]ejo do analista e as possíveis articulações da psicanálise e outros campos que envolvam a linguagem).

Suas raízes advêm de outros movimentos intelectuais no território itajaiense, sendo estes: o Grupo dos Sete (2011-2013); o Grupo Sinthoma (2016 - 2017); o Grupo de Estudos Descobrindo Freud (2017-2018) e o Grupo de Estudos Lacan na Sua Forma Mais Simples® (2018 – atual).

Destarte, inspirado por seus precursores e pelo desejo de seus fundadores, Tamayra Pauline Henkel (CRP 12/15098) e Ricardo Steil (CRP 12/145414), ambos psicanalistas lacanianos e psicólogos, o MPL propõe um espaço exclusivo para jovens entusiastas que desejam experienciar um mergulho profundo e fidedigno na letra de Sigmund Freud e Jacques Lacan.

Recordamos que, o conhecimento freudiano/lacaniano, de fato, não é redutível a um corpo doutrinário fixo, intocável e definitivamente constituído. Mas, trata-se de uma constante provocação ao pensamento, de modo, a implicar o sujeito a uma contínua exploração dos desenvolvimentos contemporâneos. Afinal, sendo a linguagem um contínuo movimento, o sujeito da clínica do século XX não é o mesmo que surge na clínica do século XXI.

Por fim, ressaltamos que, a produção freudiana/lacaniana não é um enigma, mas, um convite: a uma jornada de descobertas, significações, construções e desconstruções do mundo que nos cerca.

Seja bem-vindo e fale...

Pois, a escuta será sua companheira durante esta travessia.

 

Saudações lacanianas.

bottom of page